Como alugar seu imóvel pelo Airbnb Salvador mesmo sem tempo de administrar
- Juliana Meirelles
- 13 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de set. de 2023

Se você fizer os cálculos, os retornos sobre aluguel de temporada em ferramentas como Airbnb e TripAdvisor em cidades turísticas como Salvador, são maiores do que os retornos com aluguel anual.
No entanto, para fazer este tipo de locação por temporada você precisa ter disponibilidade para cuidar de alguns pontos, ou contratar uma empresa especializada em administração de aluguel por temporada para te ajudar nisso.
Quer sabe como fazer aluguel de temporada pelo Airbnb Salvador?
Vamos te explicar tudo que é necessário para ser anfitrião e caso você não tenha tempo de administrar tudo isso, temos também uma sugestão para você ao final do post.
1. Arrume o imóvel e deixe ele funcional
Para este tipo de locação, o imóvel precisa estar arrumado e funcional.
Arrumado significa estar bem conservado, sem infiltrações, paredes pintadas, pisos conservados, sem entulhos.
Funcional significa ter pelo menos travesseiros, roupa de cama, jogo de toalhas, pano de chão, pano de prato, tapetes, geladeira, fogão e ou microondas, pratos, copos, xícaras, jogo de talheres, vasilhas, panelas, chuveiro elétrico, ar condicionado ou ventilador de teto, entre outros itens. Veja lista completa sugerida clicando aqui.
2. Tire fotos boas
As fotos serão a vitrine do seu anúncio, por isso capriche nas fotos que precisam ter um ângulo que privilegie seu imóvel e mostre todos os seus pontos fortes e se possível faça o tratamento das fotos.
3. Pesquise concorrência e demanda
Crie uma conta no Airbnb e no TripAdvisor e faça pesquisa de preço de imóveis da sua região e com características semelhantes, pois são esses imóveis que irão concorrer com o seu e assim você conseguirá definir melhor a sua precificação.
Não esqueça também de ajustar o preço frequentemente de acordo com a sazonalidade, por isso acompanhe frequentemente os preços de seus concorrentes.
4. Cadastre seu imóvel nas ferramentas de locação por temporada
Configure a forma de recebimento, preços e calendário disponível para locação.
Faça a integração entre os aplicativos para que uma reserva baixe o calendário em todas as ferramentas e você não tenha problemas com overbooking de hóspedes.
5. Faça divulgação do seu imóvel em redes sociais
Inicialmente pode ser interessante investir em tráfego pago para acelerar a credibilidade do seu imóvel junto ao Airbnb Salvador, pois você poderá concorrer com um imóvel que é de um super anfitrião (chamado de Superhost) e precisa de algum destaque para iniciar a vender.
6. Comunique-se rapidamente
Os hóspedes interessados em locar o seu imóvel certamente enviarão mensagens com dúvidas ao anfitrião.
Responder rapidamente pode ser decisivo para o fechamento da venda, por isso fique atento aos canais de comunicação dos aplicativos, deixe as notificações ativadas e esteja disponível para responder o mais rápido possível.
7. Limpe e Higienize o Imóvel a cada locação
Você deve cobrar no aplicativo uma taxa de limpeza dos seus hóspedes que serve para cobrir os custos com esta etapa.
A limpeza deve ser feita antes de cada locação e agora por conta da covid-19, torna-se necessário também efetivar a higienização do imóvel.
8. Cuide dos itens de reposição
A roupa de cama, jogo de toalhas, tapete de banheiro, esponja e pano de prato precisam ser retirados no check-out e um conjunto limpo deve ser disponibilizado para a próxima hospedagem.
Verifique o estoque de detergente e material de limpeza para fazer reposição, se necessário.
Além disso, ofereça sabonete pois é muito comum os hóspedes esquecerem de levar e isso ajuda a ser avaliado positivamente.
9. Preste um bom atendimento
Após a estadia, os seus hóspedes irão te avaliar enquanto anfitrião e avaliar o seu imóvel. Essa avaliação é vista pelos usuários do Airbnb, TripAdvisor e outras ferramentas e é um fator decisivo para o sucesso do seu imóvel nas ferramentas.
Seja cortês, mostre que se preocupa com o conforte de seus hóspedes e se coloque a disposição para ajudá-los.
10. Faça pós venda
No momento do Check-out não deixe de perguntar as impressões dos hóspedes e observe os pontos de possíveis melhorias do seu imóvel ou do seu atendimento como anfitrião.
Leia também todas as avaliações feitas pelo aplicativo e encare como uma chance de se aprimorar a cada dia.
11. Prepare um guia para seu imóvel
No guia coloque um mapa que facilite a chegada ao seu imóvel, as atrações turísticas mais próximas, assim como mercados e restaurantes, telefones de deliverys e regras da casa ou do condomínio. Assim seu hóspede se sentirá bem cuidado por um anfitrião atencioso.
12. Esteja disponível
Você precisará fazer o check-in e o check-out dos seus hóspedes e apesar de você poder estabelecer um horário, as pessoas sempre pedem para entrar ou sair em outros horários pois muitas vezes dependem do horário do voo.
Claro que você deverá ter alguns limites, porém atender a pedidos de flexibilização de horários pode garantir mais fechamento de vendas e maior satisfação de seus hóspedes, o que costuma refletir na sua avaliação no Airbnb.
13. Caso não tenha tempo, contrate uma empresa que cuida de tudo
Caso não tenha condições de cuidar de todos esses pontos, contrate uma empresa que cuide de tudo isso para você.
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